Saiba como utilizar essa arma artística que você já possui.
Percepção Ativa, o que seria isso?
A cada segundo, a cada milésimo de segundo de toda a sua vida, a sua percepção estará em atividade.
Sempre terá algo acontecendo. É uma ação infinita. Mesmo que o ambiente em que esteja, incluindo você, esteja visivelmente estático, internamente você estará respirando, seus pulmões recebendo e devolvendo o ar, o seu sangue estará se movendo nas suas veias com o seu coração batendo, o seu estômago estará em atividade, suas células estarão surgindo, deteriorando-se e caindo, o seu cabelo e as suas unhas estarão crescendo, o seu cérebro estará observando.
Imagine-se olhando para uma parede, observando o seu aspecto imóvel e deduzindo que ali não existe nenhuma atividade. Aparentemente, você estando estático olhando para essa parede, também aparentaria estar sem nenhuma atividade acontecendo. Mas, sabendo que internamente nós estamos em eterna atividade, nos transformando a cada milésimo, compreendemos que aquela imóvel parede está em transformação à escalas imperceptíveis também. Ela está se deteriorando, os metais oxidando, os átomos se mexendo.
A nossa percepção também é assim. Interminável, eterna. E torna-se poderosa no momento em que nos damos conta disso e voltamos a nossa atenção para tudo o que estamos ouvindo, vendo, sentindo, percebendo estas sensações e aprendendo com elas.
A melhor parte é que podemos canalizar isso para a nossa arte. Transformando todas essas percepções da vida em um enorme repertório de referências que podemos acessar, mesmo que de modo inconsciente durante a criação e produção. O que acontece com maior facilidade no Estado de Flow (momento em que uma determinada atividade está sendo executada com foco total, com hiper-foco).
Essa ação de levar a sua consciência para as percepções sensoriais do seu cérebro eu chamo de PERCEPÇÃO ATIVA. Estar presente, com a sua antena artística sintonizada a cada segundo. Isso mesmo nos momentos em que você não esteja pintando, desenhando ou com em nenhuma outra atividade artística, você estará evoluindo enquanto artista, pois o seu repertório está sendo alimentado.
Cada cor que você perceba, cada formato, cada movimento, cada estrutura que você observa no ambiente, está te ensinando algo.
A PERCEPÇÃO ATIVA pode ser aplicada por qualquer artista, principalmente quando de fato está aprendendo algo novo, vendo um método diferente, conhecendo uma técnica que não sabia aplicar. Pensando bem, quando você está realmente interessado no assunto, automaticamente você pratica a PERCEPÇÃO ATIVA. Em momentos do cotidiano, como lavar uma louça, quem está percebendo tudo é somente o seu subconsciente. Podemos chamar então de PERCEPÇÃO PASSIVA.
O Pulo do Gato agora está em você levar a sua consciência para os momentos de PERCEPÇÃO PASSIVA e começar a transformar tudo em PERCEPÇÃO ATIVA.
As cores dos itens da louça, o seus formatos, seus contrastes uns com os outros, a textura das espumas nas superfícies e como você enxerga cada um destes aspectos.
Experimente aplicar isso e concentre-se no momento atual, pois o resultado é a longo prazo. Aliás, bota longo nisso, pois a cada nível que você sobe, sua métrica para um resultado específico estará níveis acima. Por isso é importante se concentrar no agora e somente avaliar o crescimento de tempos em tempos. O tempo é diferente de pessoa para pessoa.
Se tiver algum questionamento, fique à vontade. Vamos bater esse papo.
Se quiser ver outros assuntos mais conceituais sobre a arte, eu recomendo ler ESTE POST.
Eu sou o Francis de Cristo
e
Continue com a Sua Evolução Diária.
TCHAU
tchau
.