Oi meus queridos, tudo bem?
Eu sou a Cá. E hoje vou dar 6 DICAS do porquê você deve trabalhar com LUZ E SOMBRA e como trabalhar com isso. São dicas bem rápidas, mas que vão ajudar bastante no seu processo de finalização dos seus desenhos.
Observação: A DICA 6 é a melhor, e no final do artigo tem um exemplo bem legal para você acompanhar todo o processo que o Francis de Cristo usa para estudar LUZ e SOMBRA
# Dica 1
É a parte mais importante do acabamento do desenho. Ao representar a Luz e a Sombra, você consegue apresentar noções de formas e volumes do objeto em questão. Quanto mais fiel a realidade for a aplicação de Luz e Sombra, mais realista e verossímil tende a ser o seu desenho. Claro que depende do estilo.
# Dica 2
Se o objeto for 100% iluminado ou 100% NÃO iluminado ele não aparecerá. Você só consegue ver as cores porque a Luz bate no objeto e é refletida para o nosso olho.
# Dica 3
Uma ótima forma de treinar o olho para distinguir luz e sombra é observar os objetos ao redor e perceber do porquê eles são tridimensionais. Entender como eles interagem com o espaço, onde eles estão, se eles têm sombras ou não, têm luz direta neles ou não, se tem alguma outra luz refletida nele. Enfim, observar fatores externos que agem sobre eles.
#Dica 4
6 Partes da iluminação:
- Brilho – A parte onde a luz externa atinge o objeto
- Meio Tom – A parte intermediária entre o brilho e a sombra
- Sombra – parte onde não pega a iluminação externa
- A luz refletida – Pode ser uma segunda fonte de luz que vem através de alguma fonte refletida. Por exemplo, você está na praia. O sol é a sua fonte de luz, essa luz atinge a areia que reflete essa luz criando uma luz refletida, iluminando de baixo para cima.
- Sombra projetada – é a sombra que o objeto faz em algum outro objeto ou superfície.
- Highlight – são aqueles brilhos extras que fazem toda a diferença no objeto. O brilho dos olhos, por exemplo.
Lembrando que nem todos os objetos terão essas 6 partes da iluminação. Vai depender da quantidade de luz que o objeto recebe.
# Dica 5
Sempre identificar de onde vem a luz. Pode existir mais de uma fonte. Observar todas existentes.
# Dica 6
Essa dica é show de bola. Para fazer a luz e sombra comece por formas geométricas, para treinar.
E sempre que você for fazer o acabamento de algum objeto, que não é uma forma geométrica, imagine como se fosse. Assim, facilita muito a produção.
O Francis de Cristo fez um Speedpaint monstrando na prática como ele faz para estudar luz e sombra. Esta é uma das formas. CONFERE AÍ:
Gostou dessas dicas? Não esqueça de comentar e dar seu curtir.
E nos acompanhe nas redes sociais:
Snapchat (esse link deve ser aberto no celular)
Um beijo da Cá
Link permanente
Amei seu artigo
Link permanente
Que show! Valeu!
Link permanente
Muito bom o artigo! Dicas de pintura sempre são ótimas ainda mais que podemos fazer, economizando na compra de novos.
Link permanente
Eba. Que maravilha. Valeuu