Mas às vezes o artista faz o mesmo “espelho” para todas as pessoas.

Quando a gente faz caricaturas, temos a tendência de tomar decisões parecidas com outros desenhos nossos, por conveniência ou simplesmente por encarar a caricatura como uma Casa de Espelhos, onde todas as pessoas terão exatamente as mesmas distorções.
A princípio, é preciso lembrar que existe a DISTORÇÃO na caricatura, mas não somente ela. O EXAGERO também é um fator importante. Embora pareçam semelhantes, é importante entender cada uma delas.
Mas, DISTORÇÃO e EXAGERO não são a mesma coisa?
hum… não exatamente. Vou tentar explicar.

O que é a DISTORÇÃO na caricatura?
Primeiramente A DISTORÇÃO é quando você modifica o formato original gerando uma nova forma, sem ter muito forte o compromisso de representar o formato original.
Na nossa analogia, seria como a Casa de Espelhos em que um determinado espelho vai distorcer todas as pessoas de uma mesma forma. Se naquele espelho uma pessoa fica magra e alta, todas as outras pessoas ficarão da mesma forma, independente de como ela se pareça: gorda, baixa, alta, velho, criança…
Portanto, na CARICATURA, seria equivalente a você sempre desenhar o nariz das pessoas grande e os olhos pequenos, da mesma forma, seria ruim desenhar todas as pessoas com o mesmo formato da cabeça, sem parecer muito personalizado.

O que é o EXAGERO na caricatura?
Já o EXAGERO, diferentemente da Distorção, seria você salientar as principais características da pessoa. Tratando cada pessoa de uma forma diferente, afinal, todos somos únicos 😉
Valorizando a sua própria fisionomia, independente se a pessoa é bonita, feia, harmônica, desproporcional… Ora, você é único, não é? Elas também.
Dessa forma, se você repara que o espaço entre os olhos dela parecem ser um pouco maior que o normal, então no desenho você fará um MEGA ESPAÇO entre um olho e o outro, tipo um abismo, se assim você a enxerga.
Enquanto um modo padroniza, o outro personaliza.
Com isso, na nossa analogia, seria como se você entrasse em uma casa de espelho feita sob medida pra você. Se por exemplo você tem quadris largos, no espelho estes quadris vão ficar mega gigantescos. Se você tem uma testa pequena, no espelho aquilo vai ficar minúsculo.
Tá entendendo onde eu quero chegar?

Faça com que o seu cliente, ou a pessoa que você está homenageando, consiga se identificar ali pelas características que são inevitavelmente dela.
A arte de fazer uma caricatura depende muito de como você VÊ e INTERPRETA as coisas. Por isso é tão importante pensar nos aspectos conceituais de uma caricatura e não somente no desenho. É isso que diferencia o Profissional do Amador.
”Antes de aparecer no papel, a Caricatura começa na mente.”
Francis de Cristo.
A propósito, postamos um vídeo no canal do Evolução Diária falando sobre isso, se quiser conferir e interagir, contando o que você acha sobre isso, fique à vontade. Segue o vídeo:
Quer evoluir nas suas caricaturas e se tornar um Profissional?
Caso você queira entrar de cabeça no Mundo das caricaturas, nós temos uma Lista VIP por onde enviamos conteúdos voltados para quem deseja transformar esta paixão em algo realmente lucrativo. Sim! É possível viver da arte. Afinal, eu sou apenas mais uma prova disso, mas tenho muitos alunos que já estão vivendo este sonho. Finalmente encontramos vários caminhos que possibilita você de fazer isso também.
Assim, se você quer entrar nesta Lista VIP, assine gratuitamente no link abaixo e logo estará recebendo nossos conteúdos.
http://evolucaodiaria.com/inscricao-workshop-caricatura-01
Muito Obrigado!
Aliás, se você gostou deste artigo, comente aqui embaixo deixando também a sua opinião.
COMPARTILHE ESTE ARTIGO nas suas redes sociais.
Vamos juntos melhorar o mercado de caricaturas do Brasil.
Um grande abraço e
continue
com
a
sua
Evolução Diária..
TCHAU
tchau.
Francis de Cristo

Uma boa dica de Leitura se Você é um caricaturista com BLOQUEIO CRIATIVO é este artigo aqui.
Link permanente
Excelente artigo!
Link permanente
Muito obrigado. Voltarei a publicar por aqui com mais frequência.
Link permanente
Salve Francis de Cristo. Parabéns por mais este vídeo, me motiva muito mesmo estava meio paradão agora vou voltar com tudo. COM UMA NOVA ATITUDE. PARA COM ESTA ART K E A CARICATURA. CADA UM É UM SER ÚNICO. E agora o meu jeito de pensar mudou assim como o jeito de fazer. Obrigado pelas valiosas dicas.Helker Hernany .(primo )
Link permanente
PÔ! Muito obrigado mesmo, ilustre Primo! Heuheuehue Que MANEIRO DA PORRA saber que eu inspirei você a começar com tudo. Vai nessa mano. Vc não tem nada a perder!