FRESCO – App de pintura e desenho da Adobe.

Mas por que um novo app de pintura e desenho?

Novidade da Adobe para artistas digitais que utilizam a pintura e o desenho para se expressar, tanto amadores como profissionais. A novidade é o novo app de pintura e desenho chamada ADOBE FRESCO. Uma pequena mostra do novo app já havia sido apresentada em 2018 com o novo de “Project Gemini”.

Vídeo de Demonstração Oficial da Adobe com artes de Kyle Webster.

Curiosidade sobre o nome. É uma referência ao estilo afresco, em que se mistura cores da tinta diluída em argamassa ainda fresca e ainda a própria parede é a tela de pintura. Este nome foi escolhido para apresentar a inteligência artificial por trás do novo app.

Esta inteligência artificial tem a missão de simular de forma mais fiel os efeitos obtidos pelos materiais tradicionais, como aquarela, tinta à óleo e por aí vai. Pelo jeito, até tempo de secagem será possível de simular. No vídeo de demonstração já disponibilizado pela Adobe, conseguimos ver a tinta da aquarela se esparramando e misturando as cores, de modo bastante convincente. Portanto, essa é a resposta para o subtítulo deste artigo. Só esperamos que não seja muito pesado para fazer estas simulações todas.

Ainda não está 100% liberado, apenas para algumas pessoas que vão fazer os seus testes, mas acredito que não vá demorar muito para estar totalmente disponível.

Arte feita no Adobe Fresco, o novo app de pintura e desenho para artistas.
“Sunflower” de David Every.

Compatibilidade

O novo app Adobe Fresco estará otimizado para os dispositivos móveis, como iPads, tablets da android e celulares com o pretexto de ser uma forma de possibilitar que você leve um ateliê digital completo, rápido e fácil à sua mão.
Pelo visto será limitado ao desenho e pintura, deixando edições e outras ações mais complexas para o Photoshop e outros softwares da Adobe. Mas haverá compatibilidade entre eles. Você poderá, inclusive utilizar os seus brushes do Photoshop no Fresco.

Enquanto o Fresco não é liberado, você pode experimentar os brushes do photoshop da Evolução Diária. Veja aqui o pack de AQUARELA DIGITAL e o pack de GRAFITE DIGITAL.

arte feita no novo app de pintura e desenho da Adobe pelo artista Paul Trani.
“Turtle” de Paul Trani.

Data de lançamento

Ainda não foi confirmado. Por enquanto só podemos ver o seu funcionamento por meio do material promocional já divulgado e alguns poucos e sortudos artistas poderão testar antes de todos. Ficamos no aguardo e ansiosos para utilizar essa belezinha.

Se você quiser, poderá fazer uma aplicação para tentar ser um dos felizardos a testar o novo app. Faça a aplicação NESTE LINK.

O App Adobe Fresco fará parte do pacote Creative Cloud de assinatura da Adobe.

Área de trabalho do App Adobe Fresco com arte de Kyle Webster.

Qual é a sua expectativa para este app, ilustre? Escreva aí nos comentários.

Compartilhe este post e conte essa novidade para os seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *